Pesquisar este blog

domingo, 3 de novembro de 2013

Consciência Socioambiental e Desenvolvimento Sustentável

Consciência Sócia Ambiental é estar ciente que pode haver mutualismo entre a sociedade e o meio ambiente. E assim sendo temos o dever de preservar e cuidar do nosso habitat natural.
O conceito sobre sustentabilidade é abrangente e implica em profundas mudanças na forma como os humanos interagem com o meio ambiente.
Em meados do século 20 alguns estudiosos já demonstravam preocupação com a degradação ambiental.
Ao longo dos anos a preocupação com a sustentabilidade ganhou novos adeptos e já no final do século passado, havia grupos ambientalistas organizados em vários países.
O objetivo dos diversos grupos e ONGs ligadas ao ambiente é o de difundir cada vez mais a necessidade de que atitudes sustentáveis façam parte do cotidiano das pessoas.
Pois quanto maior for à consciência socioambiental, menores serão os danos causados ao ecossistema.
Logo, o desenvolvimento sustentável é o único caminho viável para a criação de uma economia voltada para a qualidade de vida das pessoas.
A Consciência Socioambiental é fundamental na solução de problemas relacionados ao meio ambiente, já que governo e sociedade devem atuar em conjunto na busca de projetos alternativos que gerem desenvolvimento, emprego e renda, tudo sem agredir o meio ambiente.
O fato é que as responsabilidades ambientais e sociais estão interligadas e não podem ser discutidas separadamente, porque a humanidade não sobreviveria sem os recursos naturais e que o uso indiscriminado e irracional de tais recursos geram a degradação ambiental e mudanças significativas no ecossistema.
Apesar dessa necessidade, a busca pelo equilíbrio entre produção e consumo ainda é um desafio a ser enfrentado nas próximas décadas.
Gestão ambiental e sustentabilidade já fazem parte da plataforma de campanha de muitos políticos, mas o problema ainda está longe de ter uma solução final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário